Zona de Impacto - ISSN 1982-9108  ANO 17 Vol. 1 - 2015 - Janeiro/Julho

Página Inicial

Apresentação

Eliaquim Timóteo da Cunha

 

 Neste décimo sétimo ano a Zona de Impacto apresenta o primeiro volume dividido em seis sessões. A primeira é composta pelo dossiê, “O primeiro século da cidade de Porto Velho”, somando-se sete artigos. Os títulos são: “Porto Velho: notas para uma geo-história”; “A função da educação no campus Porto Velho Calama e o ideal de homem que se está formando”; “História e patrimônio: os desafios da conservação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré”; “Movimentos sociais e escravistas na construção do real Forte Príncipe da Beira – 1776 – 1783”; “Ciência e Saúde na Amazônia: uma análise das expedições do Instituto Manguinhos ao vale do Madeira e ao vale do Amazonas”; “Uma análise do perfil econômico de famílias impactadas pela cheia do Rio Madeira de 2014 residentes nos bairros Baixa União, Triângulo e Balsa” e “Violência no trânsito uma abordagem da problemática na cidade de Porto Velho”.

A reunião desses trabalhos ocorreu no âmbito do colóquio “Cidade e História – Porto Velho, cem anos”; esse espaço de discussão foi organizado pelo Núcleo de Estudos Históricos e Literários do IFRO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – em parceria com o Centro de Hermenêutica do Presente, da Universidade Federal de Rondônia. Partindo de uma perspectiva interdisciplinar temos contato com temas diversificados, no entanto, complementares no que se refere ao exercício de uma leitura crítica sobre a construção de unidades sociais.

A segunda sessão é formada por três artigos, eles são: “História e Realidade” Alberto Lins Caldas; “Culturas em movimento: Antropologia e Literatura entre o Saara e Paris”, Ricardo Moreno de Melo e “Os artefatos: um reflexo do habitus das elites alagoanas do século XIX”, Jarisson Lima dos Santos Albuquerque.

Dois ensaios compõem a terceira sessão. “A ditadura em que vivemos” assinado por Rafael Ademir Oliveira de Andrade; “Notas preliminares sobre como escrever nas ciências sociais” sob autoria de Maryelle Inacia Morais Ferreira.

As duas monografias, desse volume, configuram a quarta sessão, assim damos continuidade ao projeto “publique seu TCC”. A primeira, “Como as instituições de microcrédito promovem a autonomia das mulheres em Moçambique. Estudo de caso da Tchuma, cooperativa de crédito e poupança”, é uma pesquisa realizada por Catarina Casimiro Trindade; nessa oportunidade segue a segunda parte do trabalho publicado no segundo volume do ano de 2014.

Na sequência encontramos a primeira parte da pesquisa “Amor só de mãe: drama e estigma de mães de adolescentes privados de liberdade”, realizada por Simone de Oliveira Mestre.

Na sessão tradução compõe-se a quinta sessão deste volume. O texto traduzido é: “A autoridade em desejo. Algumas reflexões sobre sujeição e sexualidades”, assinado por: Aina Pérez Fontdevila, a tradução foi realizada por Brena Barros.

Encerrando este primeiro volume de 2015 trazemos o ensaio fotográfico: “Glacial Perito Moreno: um olhar sobre o gélido azul na Patagônia”, um olhar apresentado por Simone Gomes Marques.

Boa leitura!

 

Janeiro de 2015