Zona de Impacto - ISSN 1982-9108 ANO 17 Vol. 2 - 2015 - Julho/Dezembro
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Catarina
Casimiro Trindade possui licenciatura em Sociologia pela
Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal, tendo feito a sua
pesquisa de monografia sobre microcrédito e mulheres em Maputo, Moçambique, na
área da Sociologia do Trabalho e do Emprego. Em Maputo, trabalhou como oficial
de programas numa ONG feminina para a promoção e defesa dos direitos humanos da
mulher, e mais tarde numa rede de escolas e centros profissionais, onde
desempenhou o cargo de técnica de género. Faz parte da rede de formadores do
Fórum Mulher, rede da sociedade civil que congrega várias organizações
comprometidas com a defesa dos direitos humanos das mulheres e igualdade de
género. É atualmente mestranda do programa de pós-graduação em Antropologia
Social da Universidade Estadual de Campinas, pesquisando associações de
poupança e crédito rotativo também em Maputo, Moçambique, mais especificamente
a prática do xitique. Fernanda
Nogueira. Mestra em Linguística pelo programa de Linguística
Descritiva-Línguas Indígenas da Universidade de São Paulo com projeto de
investigação da Fonologia segmental e Morfossintaxe verbal da língua indígena
Wayoro (também conhecida como Wayoró, Wajuru, Ajuru). É graduada em Letras pela
Universidade Federal do Pará e desenvolveu projeto de Iniciação Científica no
Museu Emilio Goeldi, nas áreas de linguística histórico-comparativa sobre a
família Tupari (tronco Tupi) e descrição da fonologia da língua Wayoro.
Atualmente, é doutoranda em Linguística na USP. Izaque
de Oliveira Batista. Cursando o 6º período do curso de
Letras- UFPA (Licenciatura Plena em Língua Portuguesa). Luiz Davi Vieira. Doutorando
em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas, com a pesquisa: A
Performatividade no Xamanismo Yanomami, Mestre em História pela Pontifícia
Universidade Católica de Goiás PUC, linha de pesquisa: História Cultural,
Licenciado e Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás UFG.
É Professor da Universidade do Estado do Amazonas, onde é coordenador do
projeto de Iniciação Cientifica: As Teatralidades Contemporâneas: um olhar além
dos campos tradicionais da criação do ator e do teatro, também é Líder do Diretório
de Pesquisa CNPQ/UEA TABIHUNI: Núcleo de Pesquisa e Experimentações das
Teatralidades Contemporâneas e suas Interfaces Pedagógicas. Coordenador do
Projeto de Extensão Antropologia da Performance: o Corpo na Arte Contemporânea
e suas Interfaces Artísticas e Interculturais. Integra a ABRACE - Associação
Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, participando do GT
Teorias do Espetáculo e da Recepção. Além das atividades acadêmicas, participou
de diversas oficinas de formação e desenvolve experiências corporais em viagens
por regiões Brasileiras como Amazônia (Índios e Ribeirinhos) Sertão da Bahia
(Andarilhos e Vendedores Ambulantes) e Goiás (Sertanejos, Andarilhos e
Moradores Locais) Luiz Guilherme Veppo
é graduando do curso de Ciências Sociais da UNESP/Marília. Faz parte do projeto
Cine Ocupa, que realiza exibições regulares de filmes e debates a partir de
motes cinematográficos. Márcia
Nunes Maciel faz parte do Povo Indígena Mura. Possui
graduação em História pela Universidade Federal de Rondônia (2001). É mestre em
sociedade e Cultura na Amazônia, pela Universidade Federal do Amazonas.
Realizou pesquisa de história oral com o Povo indígena Cassupá e mulheres da
Amazônia. Tem experiência com educação escolar indígena, vem realizando pesquisa
com pessoas que vivenciaram espaços em seringais da Amazônia. Atualmente é
doutoranda em História Social pela Universidade de São Paulo - USP, é
pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral/ NEHO - Núcleo de Estudos em
História Oral. Em 2010 foi contemplada no edital de intercâmbio cultural do
MINC para apresentar sua pesquisa de mestrado com mulheres que vivenciaram o
espaço do seringal no encontro internacional de história oral realizado em
Praga. É autora do livro 'O espaço lembrado: Experiências de vida em seringais
da Amazônia." Marcilene
de Souza Menezes. Graduanda: Curso de Letras Hab. Língua
Portuguesa. Universidade Federal do Pará- Campus Marajó Mirian
Loureiro do Amaral. Graduanda em Letras pela Universidade
Federal do Pará, tem como linha de pesquisa em seus trabalhos a identidade
indígena no Marajó, publicou o artigo “Eles viviam no meio eles: Desvendando a
Identidade Marajoara” nos anais do II Colóquio de Letras da FALE Campus de
Breves. Participou em diversos encontros e eventos do curso de Letras como
ouvinte, na coordenação e apresentando comunicação, tendo apresentado nestes
eventos trabalhos como “Identidade Indígena Marajoara”. Renan
Araújo Kell é estudante de Ciências Sociais na
Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP-Marília), participa ativamente do
Núcleo de Estudos de Ontologia Marxiana – NEOM/UNESP-Marília e compõe o
Coletivo Cine Ocupa na UNESP-Marília. Fez parte do Projeto de Educação Tutorial
PET-Ciências Sociais UNESP-Marília no ano de 2014/2015 e foi um dos fundadores
e responsável pelo desenvolvimento do Movimento Sociedade Alternativa e Casa de
Cultura Sociedade Alternativa, ambos localizados na Zona Leste de São Paulo. Simone
Mestre é graduada em Ciências Sociais (bacharelado e
licenciatura) pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2013), autora do estudo etnográfico:
AMOR SÓ DE MÃE: drama e estigma de mães de adolescentes privados de
liberdade. Atualmente é sócia pós
graduanda da Associação Brasileira de Antropologia – ABA e mestranda de
Antropologia Social da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, com o
projeto DESTINO (in)CERTO: trajeto antropológico de mães de jovens envolvidos
com a criminalidade, sob a orientação da Prof. Dra. Érica Renata de Souza. Tem
experiência nas áreas de socioeducação, direitos humanos, maternidade e gênero. Vanessa Benites Bordin é atriz e
professora Assistente do curso de Teatro da UEA (Universidade do Estado do
Amazonas). Mestra em Artes pela ECA- USP (Escola de Comunicação e Artes da
Universidade de São Paulo) e bacharel em Artes Cênicas pela UFSM (Universidade
Federal de Santa Maria). Desenvolve sua pesquisa na área de formação do artista
teatral, abordando o teatro popular e o trabalho com a figura do bufão. Oseas Batista Figueira
Junior. É graduando em História (Bacharelado) pela Universidade
Federal de Alagoas integrante - do Núcleo de Estudos Sociedade, Escravidão e
Mestiçagens Séculos: XVI-XIX (NESEM)
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