Zona de Impacto - ISSN 1982-9108  ANO 17 Vol. 2 - 2015 - Julho/Dezembro



Sobre os autores e autoras

 

 

Catarina Casimiro Trindade possui licenciatura em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal, tendo feito a sua pesquisa de monografia sobre microcrédito e mulheres em Maputo, Moçambique, na área da Sociologia do Trabalho e do Emprego. Em Maputo, trabalhou como oficial de programas numa ONG feminina para a promoção e defesa dos direitos humanos da mulher, e mais tarde numa rede de escolas e centros profissionais, onde desempenhou o cargo de técnica de género. Faz parte da rede de formadores do Fórum Mulher, rede da sociedade civil que congrega várias organizações comprometidas com a defesa dos direitos humanos das mulheres e igualdade de género. É atualmente mestranda do programa de pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas, pesquisando associações de poupança e crédito rotativo também em Maputo, Moçambique, mais especificamente a prática do xitique.

Fernanda Nogueira. Mestra em Linguística pelo programa de Linguística Descritiva-Línguas Indígenas da Universidade de São Paulo com projeto de investigação da Fonologia segmental e Morfossintaxe verbal da língua indígena Wayoro (também conhecida como Wayoró, Wajuru, Ajuru). É graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará e desenvolveu projeto de Iniciação Científica no Museu Emilio Goeldi, nas áreas de linguística histórico-comparativa sobre a família Tupari (tronco Tupi) e descrição da fonologia da língua Wayoro. Atualmente, é doutoranda em Linguística na USP.

Izaque de Oliveira Batista. Cursando o 6º período do curso de Letras- UFPA (Licenciatura Plena em Língua Portuguesa).

Luiz Davi Vieira. Doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas, com a pesquisa: A Performatividade no Xamanismo Yanomami, Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC, linha de pesquisa: História Cultural, Licenciado e Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás UFG. É Professor da Universidade do Estado do Amazonas, onde é coordenador do projeto de Iniciação Cientifica: As Teatralidades Contemporâneas: um olhar além dos campos tradicionais da criação do ator e do teatro, também é Líder do Diretório de Pesquisa CNPQ/UEA TABIHUNI: Núcleo de Pesquisa e Experimentações das Teatralidades Contemporâneas e suas Interfaces Pedagógicas. Coordenador do Projeto de Extensão Antropologia da Performance: o Corpo na Arte Contemporânea e suas Interfaces Artísticas e Interculturais. Integra a ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, participando do GT Teorias do Espetáculo e da Recepção. Além das atividades acadêmicas, participou de diversas oficinas de formação e desenvolve experiências corporais em viagens por regiões Brasileiras como Amazônia (Índios e Ribeirinhos) Sertão da Bahia (Andarilhos e Vendedores Ambulantes) e Goiás (Sertanejos, Andarilhos e Moradores Locais) 

Luiz Guilherme Veppo é graduando do curso de Ciências Sociais da UNESP/Marília. Faz parte do projeto Cine Ocupa, que realiza exibições regulares de filmes e debates a partir de motes cinematográficos.

Márcia Nunes Maciel faz parte do Povo Indígena Mura. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Rondônia (2001). É mestre em sociedade e Cultura na Amazônia, pela Universidade Federal do Amazonas. Realizou pesquisa de história oral com o Povo indígena Cassupá e mulheres da Amazônia. Tem experiência com educação escolar indígena, vem realizando pesquisa com pessoas que vivenciaram espaços em seringais da Amazônia. Atualmente é doutoranda em História Social pela Universidade de São Paulo - USP, é pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral/ NEHO - Núcleo de Estudos em História Oral. Em 2010 foi contemplada no edital de intercâmbio cultural do MINC para apresentar sua pesquisa de mestrado com mulheres que vivenciaram o espaço do seringal no encontro internacional de história oral realizado em Praga. É autora do livro 'O espaço lembrado: Experiências de vida em seringais da Amazônia."

Marcilene de Souza Menezes. Graduanda: Curso de Letras Hab. Língua Portuguesa. Universidade Federal do Pará- Campus Marajó

Mirian Loureiro do Amaral. Graduanda em Letras pela Universidade Federal do Pará, tem como linha de pesquisa em seus trabalhos a identidade indígena no Marajó, publicou o artigo “Eles viviam no meio eles: Desvendando a Identidade Marajoara” nos anais do II Colóquio de Letras da FALE Campus de Breves. Participou em diversos encontros e eventos do curso de Letras como ouvinte, na coordenação e apresentando comunicação, tendo apresentado nestes eventos trabalhos como “Identidade Indígena Marajoara”.

Renan Araújo Kell é estudante de Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP-Marília), participa ativamente do Núcleo de Estudos de Ontologia Marxiana – NEOM/UNESP-Marília e compõe o Coletivo Cine Ocupa na UNESP-Marília. Fez parte do Projeto de Educação Tutorial PET-Ciências Sociais UNESP-Marília no ano de 2014/2015 e foi um dos fundadores e responsável pelo desenvolvimento do Movimento Sociedade Alternativa e Casa de Cultura Sociedade Alternativa, ambos localizados na Zona Leste de São Paulo.

Simone Mestre é graduada em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Rondônia -  UNIR (2013), autora do estudo etnográfico: AMOR SÓ DE MÃE: drama e estigma de mães de adolescentes privados de liberdade.  Atualmente é sócia pós graduanda da Associação Brasileira de Antropologia – ABA e mestranda de Antropologia Social da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, com o projeto DESTINO (in)CERTO: trajeto antropológico de mães de jovens envolvidos com a criminalidade, sob a orientação da Prof. Dra. Érica Renata de Souza. Tem experiência nas áreas de socioeducação, direitos humanos, maternidade e gênero.

Vanessa Benites Bordin é atriz e professora Assistente do curso de Teatro da UEA (Universidade do Estado do Amazonas). Mestra em Artes pela ECA- USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo) e bacharel em Artes Cênicas pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Desenvolve sua pesquisa na área de formação do artista teatral, abordando o teatro popular e o trabalho com a figura do bufão.

Oseas Batista Figueira Junior. É graduando em História (Bacharelado) pela Universidade Federal de Alagoas integrante - do Núcleo de Estudos Sociedade, Escravidão e Mestiçagens Séculos: XVI-XIX (NESEM)